quarta-feira, 11 de julho de 2012

A pomba branca







Maria J Fortuna



Sempre amei as pombas brancas... Faziam parte do meu imaginário infantil. Quando eu era bem pequena, nos colo do meu avô, ele me apontava às pombas no telhado da velha casa onde morávamos.
- Ali estão elas... Mas a mais importante de todas é a branca. Ela simboliza o Espírito Santo! Falava. Onde ela se encontra, está também a Graça que anuncia: Os bons espíritos.
Naqueles dias vi, voando rumo aos céus e confundindo-se com as nuvens, a menor delas, porém sua brancura não deixava dúvida que meu avô tivesse razão.
Encontrar pomba branca passou a ser privilégio para mim. Uma benção, bom sinal, a presença da pureza, do amor, da paz! Certa vez sonhei com uma dessas avezinhas banhando-se num cálice de água puríssima! Ao sacudir as asas, uma chuva de translúcidas gotas salpicavam-me o rosto refrescando-me a alma. Então experimentei um sentimento de amor e alegria tão grande que me fizera compreender que, por isso, a pomba branca representa a Paz.
A festa do Espírito Santo no Maranhão é motivo de grande alegria para o povo! Ali vai num estandarte a pomba branca, cercada de fitas de cores das mais vivas e variada, com as crianças vestidas de rei e de rainha, princesas pajens realçando a importância de sua representação na Trindade: Pai, Filho, Espírito Santo.
Ontem vi uma delas, pousada no caixão de D. Eugênio Salles. Para mim não cabia nenhuma explicação: meu avô estava ali presente, em memória no meu coração dizendo que ali estava a Graça que ele anuncia – um bom espírito!
Na verdade D. Eugênio impediu que muito horror fosse cometido durante a ditadura no Brasil para um número grande de pessoas desamparadas, a mercê daquele regime.  Imagino que poucos sabem como os socorria. Muito pouco foi divulgado pós-ditadura. Também nunca foi alardeado o que fez pelos pobres e oprimidos. Nem vai ser. Mas a pomba branca sabia...

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Sou alguem preocupado em crescer.

Arquivo do blog

Páginas

Postagens populares