sexta-feira, 7 de março de 2014

Sinais do tempo


 





Maria J Fortuna
 

A Natureza se manifesta por sinais. Os botões que desabrocham com força querem dizer que a primavera está chegando. Depois a Natureza desacelera, o céu fica muito azul e as chuvas anunciam o verão. Assim acontece com o outono, que despe as árvores de suas folhas, e com o  inverno, que é anunciado pelo esfriamento da temperatura da Terra. Apesar das evidências dos sinais serem mais óbvios na Europa, Estados Unidos, etc., nos países tropicais acontecem de forma menos definida, mas todos nós sabemos que estamos em processo de mudança de uma estação para outra. Assim, na gravidez, a mulher sente que está brotando. O volume de seu ventre traz a floração de um novo ser humano. O botão já se faz notar, o leite já ensaia jorrar do seio como promessa de alimento. São sinais. Do mesmo modo se processa a adolescência, onde a força do instinto criador vem se manifestando com todo   vigor, tornando o ser humano ainda mais belo, com a  pele sedosa, o brilho no olhar e os impulsos,  que se assemelham a uma corrida de belos cavalos, quase alados, ou lembram a arrebentação das marés.

Tenho notado que a velhice dá seus primeiros sinais através dos fios brancos dos nossos cabelos. No meu caso, a grande mecha branca na testa, herdada dos antepassados, expandiu-se rapidamente. Mas esses sinais são cuidadosos, não chegam de uma vez. O tempo faz seu trabalho lentamente e todo esse silencioso processo são apenas sinais.  Por que nos incomodam tanto? Por que escondê-los assim que se anunciam?    

Creio que haveria uma grande transformação em nossa sociedade se as pessoas começassem a se orgulhar dos seus cabelos brancos. Seria uma demonstração de força mostrar ao mundo que os fios nevados não significam fraqueza, debilidade, feiura, mas vivência, experiência e em alguns casos, sabedoria. Ainda mais agora com a nova expectativa de vida para todos nós.

                A pergunta que não quer calar dentro de mim é: por que a mulher, com seu novo perfil de modernidade,  aos 60, 70 e 80 anos, dinâmica, criativa, centrada e talentosa,  tingiria  seus de cabelos brancos? Foi a pergunta decisiva para que eu tomasse atitude de suspender as tintas. E surpresa! Fiquei mais jovem! Os cabelos prateados harmonizaram os traços do rosto!

E mais:  manter-se firme e tranquila aos primeiros sinais de uma nova etapa da vida não iria aos poucos acabar com o tabu à da velhice? Tenho agora certeza que sim. Depende também de nós dar  nova geração que está chegando por aí, o receber com tranquilidade os recados do tempo... No caminhar de sua marcha, somos seu futuro.   Algo que faz parte da vida e não altera em nada o que somos.  Assim como se comportam os orientais diante do fato.

Há outros sinais importantíssimos com a proximidade desta estação do tempo.  Tais como sentimento de quietude e dessentirmo-nos finalmente livres  para nos expressarmos do jeito que cada um realmente é. Degustar o verdadeiro amor, paciente, sem pressa. São bons sinais. Mas calma aí! Esta minha leitura sobre o assunto é recente. Decidi deixar que a cor da neve entremeada de luar  pousasse em meus cabelos somente aos 70 anos...

 

 

10 comentários:

Eliane Accioly disse...

Você está linda, querida! Morrendo de saudade! beijos, Lili

MJFortuna disse...


Cláudia Carneiro de Moraes

É... Por que brigar? Realmente não sei, mas acho que brigamos até o momento em que cansamos. Estou esperando o meu momento. Confesso que fico tentada. Parabéns pela crônica! Bjsss

há 37 minutos · Curtir

MJFortuna disse...

Alfrenice Fortuna

Gostei muito da sua cronica, demonstra a sua grande alegria de viver e da sua atitude.eijos.

há 2 horas · Curtir (desfazer) ·

MJFortuna disse...


Beatriz Campos


Adorei amiga!!!! Uma atitude tão simples, mas com tanto significado!!! Parabéns!!!!

há 8 horas · Curtir (desfazer) · 1

MJFortuna disse...




Maria Helena S. Araujo

Adorei!.Lucidez plena !

há 9 horas · Curtir (desfazer) · 1

MJFortuna disse...

Marilia Taffarel, por e-mail:

Acabo de ler duas ultimas crônicas suas. Como já de hábito gostei mto.

Bjss

Marilia

Enviado via iPad


Em 07/03/2014, às 11:12, Maria de Jesus Fortuna Lima escreveu:

MJFortuna disse...



Greice Macedo no Facebook:

Criativa, como sempre

MJFortuna disse...


A sabedoria de Maria de Jesus ( Maria J Fortuna) no Dia da Mulher.Chargista, artista virtual , autora de livros para a infância e poeta,
Realmente a prata dos cabelos é algo lindo.Pena que os meus ...continuem tão pretos, embora agora, possa contar alguns fios argênteos.
Cabelos assim, quais os seus, simbolizam a aceitação de uma fase muito ma, compreendida em sua plenitude.
Abrs:
Clevane Pessoa,

Dia Internacional da Mulher de 2014.

MJFortuna disse...


Zelia Ferreira Torres, no Facebook

Parabéns. linda crônica!

há 23 horas ·

MJFortuna disse...


Eliana Angelica de Sousa, por e-mail:

Suas duas últimas crônicas estão belíssimas!
Não sabia do falecimento de seu querido irmão. Você elaborou um texto que descreve-o de uma maneira muito linda e afetiva e sua fala sobre os sinais dos tempos na vida de uma pessoa soaram-me como um poema terno e delicado. Seus cabelos prateados te fizeram mesmo uma mulher de aparência jovial e seu jeito que já foi sempre jovial te faz mais sedutora e bela.
Parabéns!
Beijos e muito carinho pela partida de seu irmão!

eliana

Quem sou eu

Minha foto
Sou alguem preocupado em crescer.

Arquivo do blog

Páginas

Postagens populares