sábado, 24 de janeiro de 2015

Luzes acesas


 
Maria J Fortuna
 
 
São tantos acontecimentos tristes nos últimos tempos... O que constitui na verdade a cultura de um povo? Por que as pessoas estão por demais submissas a credos e dogmas? Por que a falta de questionamento interno e obediência tão cega ao que vem de fora? E a capacidade de ouvir a voz interior, o coração, onde está? Será fruto do medo o que estamos presenciando em relação aos atentados que acontecem com tanta frequência pelos Estados Unidos e Europa? Aos horrores do Oriente Médio? Medo de perder a identidade cultural, respondendo com ódio de morte ao que é considerado blasfêmia? Por que tanta provocação? Interesse da indústria de armamento?
 Lembro-me que em minha formação católica de berço, algum tipo de dúvida e  descrença era considerada sacrílega. Isso incluía questionar a respeito dos valores religiosos ou dogmas da Igreja, o que nos levava à punição de ficarmos excluídos de receber a Comunhão, isto é, Jesus em corpo e alma na Hóstia Consagrada! Tínhamos pesadelos horríveis se comungássemos sem antes termos passado pelo confessionário.  Pagaríamos o “pecado” indo direto para as labaredas do inferno. As freiras contavam histórias horrorosas dos que cometeram tal sacrilégio! Espírito das pessoas que voltavam e deixavam marcas de mãos queimadas nas paredes da Igreja, frade que submergia da terra ao ser enterrado, para que lhe tirassem da boca a hóstia que não havia merecido comungar. Espíritos  que não permitiam que a Missa fosse rezada por eles porque “já estavam perdidos...” Um horror! Ao mesmo tempo, quando crianças, tínhamos medo dos judeus que mataram Cristo e olhávamos com reprovação, os evangélicos que celebravam seu culto em frente a minha casa e  ainda dos espíritas que recebiam a alma dos mortos. Tudo isso nos foi ensinado.
Quando saí de casa aos 22 anos, sacudi um pouco a poeira da religião que me fora imposta, mas o medo do inferno continuava... Então, passei uma grande fase da minha vida ouvindo as pessoas, aproximando-me das outras crenças, entrando em outros templos e me tornei irmã de alguns budistas, evangélicos, messiânicos, judeus, espíritas, etc...  Dentre todas, a mais perturbadora presença para mim era a do ateu.  Era algo desconcertante não crer em Deus!  Mas me refiro ao ateu legítimo! Não o que considera “a religião o ópio do povo”, por modismo, nem do que faz do ateísmo outra religião, depreciando a fé dos outros, mas aquele pacífico, tranquilo, como foi Betinho em sua jornada contra a fome, como Dráuzio Varella, médico muito lúcido que publicou um livro surpreendente sobre os prisioneiros aos quais dava assistência. Causavam-me estranheza.  Hoje em dia os compreendo e aceito com tranquilidade.
Por causa dessas convivências, os preconceitos começaram a caducar dentro de mim  porque tornei-me autocrítica e  capaz de perceber esse mundo muito louco com os olhos da compaixão.  Não digo a grande Compaixão de Cristo, Buda, Maomé e outros iluminados, mas aquela que procura compreender o outro em seu código. Contanto que a linguagem seja amorosa.   Este foi o grande ganho que obtive ao sair do meu lar católico, onde exceto a presença da minha mãe, sempre doce, havia sérios conflitos  entre pai e filhos. Motivo pelo qual migrei para outro Estado.
Mas a mudança que se operou dentro de mim foi bem maior que tudo isso. Passei a sentir e valorizar o que têm em comum as diversas religiões,  como a sentir que só no núcleo do meu ser, no centro da grande mandala, ocupada por todas elas,  posso encontrar-me plenamente com Ele, o Cristo.  De tal forma internalizado que  só nesse colóquio único e verdadeiro,  chego à  caverna do coração onde, como diziam os sufis, a alma, nobre dama, toma o vinho do amor com seu Amado.  
Gosto sim de participar de rituais das várias religiões por causa da oração em conjunto, da energia que vem da comunhão entre elas, do significado de cada gesto. Aprecio o Papa Francisco, Dalai Lama e outros seres a caminho da iluminação. No entanto, sinto que minha fé é solitária. Mais solitária ainda que a de Charles de Foucauld no deserto, em frente ao Santíssimo Sacramento.
É muito bom destituir-se de todo e qualquer preconceito, vestir uma túnica branca, ficar descalço e penetrar no templo que fica no interior de si mesmo e sentir a Luz que dele emana para todos.  Sentido uma vela acendendo outra vela no que têm em comum e comungar da mesma Luz que ilumina a todos  os corações, sem distinção de raça, gênero ou religião.
 

7 comentários:

lucia bezerra de paiva disse...

Recebi essa excelente matéria via e-mail, enviada por uma querida amiga carioca, que está com 93 anos, e, tenho certeza que pensa assim, semelhante a você e sabia que a leitura vinha me agradar por também comungar com os mesmos sentimentos que a crônica encerra.
Sou do Ceará e, como você, tive a formação semelhante, no seio da família. Foi no Rio de Janeiro, quando emigrei ainda jovem, que conheci a amiga de quem falo acima. Retornei ao Ceará, 25 anos depois, mas aquela amizade permanece depois de quase cinco décadas.
Hei de voltar aqui...
Um abraço,
da Lúcia

Lúcia Bezerra de Paiva disse...

Em Tempo:
Tenho um blog:Da Cadeirinha de Arruar - www.dacadeirinhadearruar.blogspot.com
Terei prazer em receber a sua visita.
Um abraço,
da Lúcia

MJFortuna disse...


Uma fiel leitora, por email:

Tanto tempo sem escreve .Mas valeu esperar, amiga.

A arte de Elis Pinto é sem dúvida muito legal e diferente. Bonitos os trabalhos dela que você nos presenteia em sua crônica.
”Luzes acesas “ retrata suas angústias de criança, e jovem ( e de centenas e milhares de outros, anos afora) , quando o pecado assombrava.
Engraçado: eu fiz o ginásio e o curso de Formação no Sacrè Coeur de Marie, de 1959 até 1965. Diferente do que ouço, no meu Colégio as freiras não ficavam falando de pecado nem nos metendo medo do inferno. Bom demais! Ali a catequese era muito voltada para o amor ao próximo. Com 14 anos íamos, eu e algumas colegas, visitar , toda a semana, a enfermaria das crianças na Santa Casa, porque Jesus queria que fôssemos caridosas....

Mas a Igreja pecou muito ao ficar batendo, por séculos, na tecla do pecado e do inferno. Aterrorizando seus fiéis.
Maneira de manter a autoridade. Quanto sofrimento inútil, sem grandeza.
Que bom que você alforriou-se a si mesma e conseguiu em seu passeio ecumênico encontrar a energia que as religiões nos trazem, a pacificação e a sugestão do Amor ao Próximo.


MJFortuna disse...

Lucia,

Eu tive uma professora de português no Colégio Santa Dorotéia no Rio de Janeiro que era cearense e se chamava Madre Bezerra. Era uma santa criatura que não assustava a gente com as mirabolantes histórias de fantasmas profanados. Será que é parente sua?
Meu pai era cearense de Camocin.
Obrigada por seu comentário.
Um grande abraço
Maria

Lúcia Bezerra de Paiva disse...

Maria J, é Maria José ? Minha mãe, chamava-se Maria José. Ela teve uma tia que foi Irmã de Caridade, no Colégio da Imaculada Conceição. É possível, que a Madre Bezerra fosse minha parente. Sou sobrinha-bisneta do conhecido "Médico dos Pobres", o espírita Bezerra de Menezes. Já lí seu comentário em meu blog. Obrigada,pelas palavras. Morei no Rio de Janeiro por 25 anos: foi mais uma escola, para mim, gosto muito do Rio.
Já estou lhe seguindo, Fortuna!
Um abraço, do Ceará...

MJFortuna disse...

Lucia, meu nome é Maria de Jesus.
Obrigada por estar entre meus seguidores. Tentei fazer o mesmo em relação a seu blog e não consegui. Será por que?
Ainda conhecerei "os mares bravios das praias de lá..." Os quais meu pai tanto falava...

Grande abraço

MJFortuna disse...



Maria Elvira Napoleão Napoleão, por e-mail


Minha prezada

Adorei o seu Texto: Luzes Acesas.

Incrível como me vi neste texto.Era assim mesmo.

Os medos incutidos na infância, me atormentaram bastante longo tempo.

Como você, consegui sair salva dessa penúria.

Consigo ver como você no prisma da Luz.

Parabéns como sempre. Amo seu blog.

Beijo no coração

Vi




Quem sou eu

Minha foto
Sou alguem preocupado em crescer.

Arquivo do blog

Páginas

Postagens populares