sexta-feira, 7 de julho de 2017

O livro de João Bosco
 
Maria J Fortuna
 
 


                    Hoje acabei de ler "POR DENTRO DA TORRE", memórias de um controlador de  voo, de autoria de João Bosco Rocha. Para mim, foi uma agradável surpresa saber que o silencioso e querido amigo de outros tempos, é autor de um assunto que desperta tanta curiosidade quanto ao que se passa dentro daquela elevada Torre de uma só coluna. Quando menina, eu ficava embrulhada em meus pensamentos, interrogando como se subia ali. Havia um mistério naquele cogumelo gigante que diziam estar repleto de homenzinhos e  a dúvida do que eles faziam ali. Mais tarde fiquei ciente da importância dos controladores. Após a leitura do livro, uma luz se acendeu na velha Torre da minha memória!
                    A leitura de "POR DENTRO DA TORRE é por demais agradável desde que João Bosco procurou aproximar o texto da compreensão dos leigos. Afinal ele é psicólogo.  Escreve com linguagem clara, divertida e cheia de informações. Além das remotas lembranças daqueles “anos de chumbo” cuja política de esquerda discriminava militares, sendo o mesmo um deles, pertencente a Aeronáutica.
                  Acho que está na memória do povo a colisão da aeronave Legacy com o avião da Gol em 1907, bem como o caso do misterioso voo 447 da Air France, entre outros acidentes aéreos. Por que lembrar dos controladores só quando há acidentes?  Poucos tem noção da seriedade do trabalho, da responsabilidade que cada um daqueles profissionais deve ter no exercício da profissão. Poucos sabem o que se passa por dentro da Torre, onde é controlado o tráfego das aeronaves.  João Bosco escreve como profundo conhecedor do assunto, pois exerceu esta função durante muito tempo, e mesmo aposentado, continua apaixonado pelos “pássaros gigantes, ” os quais sempre cuidou que partissem e chegassem bem aos aeroportos durante o exercício de sua profissão.  Ele exerceu essa atividade antes de surgirem novas tecnologias, quando era importante que os aviões fossem pilotados “na mão”, como diz em seu livro. E ressalta os resultados do bom relacionamento e comunicação entre Controlador e Piloto das aeronaves. Presta assim grande favor aos seus colegas, aos demais profissionais do setor aéreo e a nós todos que viajamos nessas máquinas voadoras durante boa parte de nossas vidas. Publicando essas memórias, João Bosco valoriza os que no dia a dia, noite a noite, estão com os olhos pregados nos computadores, muitas vezes em stress, exercendo essa atividade.          
                     Em 2013,  foi realizada uma pesquisa que mostrou que os controladores de tráfego aéreo estão na oitava posição do ranking das profissões mais estressantes da América, como  consequência de erro, pressão, stress e o salário atual.  É de muita importância que esses profissionais, que parecem invisíveis, apareçam merecendo todo nosso reconhecimento.
                    Além disso, o livro é repleto de boas histórias! João Bosco nos apresenta uma enorme gama de pessoas dos mais diversos tipos de caráter, que conviveram com ele durante sua permanência na Torre. O leitor fica preso ao relato e desfile dessas personagens interessantíssimas! E finalmente ele nos faz conhecer sua própria história amorosa.
                    Na verdade, amei este livro e recomendo para todos os que voam por   esse mundo afora.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Sou alguem preocupado em crescer.

Arquivo do blog

Páginas

Postagens populares