segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Poesia Noturna




                                                                                                                                                       Maria J Fortuna

                    Após um dia não menos difícil que os outros, a moça tentou conciliar o sono... Estava muito cansada... Não era nada fácil tentar colocar a cabeça em ordem...   Havia rezado para que, naquela noite, a poesia a deixasse dormir tranquila, sem incessantes apelos para que escrevesse tudo que ela lhe ditasse. Havia noites que aquilo acontecia...     Mesmo quando estava com sono e exausta! Esqueceria as palavras insistentes que lhe chegavam aos borbotões, principalmente quando tentava conciliar o sono, se não as anotasse... Seria uma pena...   Era uma luta conseguir desvencilhar-se delas.  Inoportunas mensagens para àquela hora da noite, apesar da delicada nitidez do seu toque. No silêncio noturno,  as dores são maiores, a nostalgia da beleza cresce, e os versos proliferam.                              Quanto mais aridez, mais poesia! Era quase impossível levantar da cama para anotar as frases, mas não iria se perdoar se não o fizesse.
No início elas pareciam sem sentido, até que iam tomando forma... Se apenas cochilasse, esqueceria a construção daqueles versos que lhe brotavam não sabia de onde,  e  ela tinha certeza de esqueceria a pequena frase inicial. Ao consertá-las, teriam  outras cores, outra respiração. Não seria a mesma coisa.    Vinham de onde sua existência se expressava na essência  e de  onde havia amor teimoso e dor sufocada. 
Muito sonolenta, acendeu a luz e procurou a caneta na mesa de cabeceira. Sentada na cama, rascunhou num papel manchado de chá tomado na noite anterior, uma frase que veio  de supetão:

                    - Despenteou os cabelos no cinza do tempo...

                    Pedindo a Deus que não lhe fosse sugerido nenhum outro verso, deitou-se na cama, aborrecida, buscando embarque no sono...  Pensou:  -  Afinal, como em dias tão nebulosos num planeta ameaçado pela poluição e pela guerra na corrida armamentista, e que cultiva preconceito e radicaliza regras distorcidas pelas más interpretações dos livros sagrados,  o coração me acorda para anotar essas  mensagens?   Não é contraditório? Ou estou completamente fora  dessa realidade ou  me autopunindo em me fazer perder o sono. Ou estou psicografando?  Não. Parece que os versos vêm de mais fundo... Com sono. Isso mais parece  vinho sem festa ou  sol com chuva... Mas sei que é precioso...
Deitou-se e mais outra frase chega célere e lhe exige atenção. Novamente se levanta, acende a luz maior do quarto com o coração aos pulos,  e escreve:

                    - O néctar das flores alimenta os corações inocentes...

                    Já eram duas horas da madrugada e nada de dormir. Dia seguinte teria que trabalhar, ir ao Banco pagar contas, brigar na reunião do Condomínio por causa do aumento, marcar médico para a mãe, comprar remédios para a mesma... Precisava dormir. Mas a Poesia não deixava... Jurou alimentar o pensamento com a memória dos bons momentos de suas férias passadas. Rezar não adiantava. Deus tem parte nisso, pensou. Apesar de que o erotismo também lhe aparecia em forma de frases... Mas o que teria Deus contra o erótico se Ele parece ter criado o mundo num grande e divino orgasmo? Toda criação vem desse tônus vital! O jeito era deitar mais uma vez e ligar o rádio. Músicas ou entrevistas, noticiários, alguma coisa que expulsasse o intrometido tempo poético que bem poderia surgir a qualquer momento.
                    Apagou a luz mais uma vez e, quando abraçou o travesseiro, nova frase chegou sutil, aparentemente sem fazer barulho, mas ressoou tão  forte dentro dela que pela terceira vez a moça se levanta para anotar:

                    - No pântano da guerra o ouro brilhou como estrela cadente...

                                        O dia estava quase amanhecendo...




5 comentários:

MJFortuna disse...

ALFRENICE FORTUNA COSTA
18:49 (Há 18 horas)

para mim
Olá prima
Ficou maravilhoso, gostei.  Beijos.

MJFortuna disse...

Eliana Angélica de Sousa
22:18 (Há 1 hora)

para mim
MariA,

Esta bateu o récord de beleza inspirada na realidade e na sabedoria da autora ao expressar tudo o que pudemos ler e saborear nesta crônica.
Mas nós, os leitores fãs, não queremos mesmo que a moça caia no sono profundo. Se isto acontece, adeus crônica!!!!
A solução será ela dormir um pouco durante o dia para receber Deus em seu coração e expressá-lo em palavras durante a madrugada!
Parabéns! Amei!

eliana

MJFortuna disse...

maria claudia carneiro
11:58 (Há 33 minutos)

para mim
Maria
Amei a crônica! Fala de uma força interior, que é mais forte que a vontade.
É o próprio desejo, tortura que alimenta e dá prazer.
Bjossss

MJFortuna disse...

Yara Napoleão
13:16 (Há 16 minutos)

para mim
Muito lindo e delicado minha amiga querida!
Você é merecedora!
Grande beijo.!
Yarinha

Fragmentos disse...

Lindíssima prosa poética! Vinda da pena de uma tão sensível poetisa ... feliz por poder le-la embora um poco atrasada. rosane

Quem sou eu

Minha foto
Sou alguem preocupado em crescer.

Arquivo do blog

Páginas

Postagens populares