sábado, 30 de julho de 2011

Annecy, um encantamento!



Maria J Fortuna

Eu estive lá, na antiga Roma dos Alpes! Chamava assim antes de acontecer a Reforma Luterana. Naquela época foram construídas catedrais, mosteiros e basílicas lindíssimas!
A pequena cidade de Annecy pertenceu a Genebra, mas na revolução francesa foi anexada ao Departamento de Mont Blanc tornando-se francesa. Atualmente é chamada a Veneza dos Alpes devido a ser cortada por um canal no centro da cidade.
Nessa época do ano, às margens do rio Thiou, a cidade começa a se enfeitar! Este rio é afluente do rio Annecy, que deu nome ao lugar. Ali o tempo debulha as horas como se tivesse rezando, porque exala quietude e enruga sua pele como tecido de fustão, tal a paisagem formada por montanhas e construções medievais. Como muitas cidades da velha Europa, as construções em pedra predominam nas estreitas ruas que evocam o passado de lutas com vitorias e derrotas, que marcaram a história do país.
A beleza do Lago d´Annecy, onde tremulam as imagens das montanhas, tocou-me profundamente a alma. Pensei de como teria sido bom se eu ficasse ali até 6 de outubro, quando acontece a Fête du Lac, realizada todo ano, com seus incríveis efeitos pirotécnicos! Mas os fogos não devem ser mais belos do que aqueles que enfeitam a virada do ano na praia de Copacabana, Rio de janeiro! O que me atraiu ali foi realmente a beleza do lago azul que se presta a várias atividades esportivas naquela região da Savoia. Por isso mesmo Annecy foi escolhida, para representar a França nos Jogos de Inverno de 2018.
A Pequena Veneza de Savoia recebe no canal principal que corta a cidade, a visita dos patos e pássaros que sobrevoam as águas o todo tempo. Charmosos restaurantes e cafés estão por todo canto! Ali servem pratos de massa com frutos do mar. Muitos deles com champignons. Há quase sempre uma ferinha de deliciosos queijos regionais com vinhos especiais, ervas e frutas vermelhas. O Palais de I´lle que foi outrora prisão, fica bem no meio do canal florido, O Chateau Annecy, muito bem cuidado, hoje transformado em museu, é atração para os que ali comparecem.
Como sempre a presença das flores coloriram as margens do rio de tal forma, que me deixei debruçar por alguns minutos numa das pequenas pontes que enfeitam o canal, num esforço para trazer aquela lembrança para meus sonhos. Coisa de encantamento mesmo!

2 comentários:

MJFortuna disse...

Eliana Angélica de Sousa para mim
mostrar detalhes 31 jul (1 dia atrás)
Divina a sua crônica! Pude conhecer mais um local
belíssimo da França, e num palavreado de fazer nós outros
pasmos, babando... Parabéns e muito grata.

Big Blue - Marcia Brincas disse...

Olá!! Estive em Annecy também Novembro do ano passado. Sou fã desta cidade...Realmente é um lugar lindo!A economia é rica pq está próximo de Genebra, mas isso não seria o mais importante se a sensibilidade das pessoas e do governo local não mantivessem cada detalhe! Sua descrição foi ótima..No meu caso, além de me debruçar na ponte observando as flores e a transparência das águas que cortam o centro da cidade....fique maravilhada com as montanhas....é uma paisagem realmente diferente para nós e fascinante!! abraço

Quem sou eu

Minha foto
Sou alguem preocupado em crescer.

Arquivo do blog

Páginas

Postagens populares