sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015





Os sete anos de Artes e artes


 
Quero partilhar com vocês  minha reflexão sobre o sétimo aniversário de Artes e artes. Durante esses anos, posso dizer que conheço mais sobre o homem moderno, suas correrias, a dificuldade de comunicação, que agora é feita por celulares e através de redes sociais. Isso me fez diminuir a expectativa em relação ao interagir com  os leitores. Quase não há mais tempo ou lugar no mundo moderno para feedback.   Percebi que,  mesmo os que dantes davam retorno, agora silenciam. Raramente e, quase sempre através de e-mail, alguns poucos se manifestam comentando alguma coisa.  Apesar da estatística do blog mostrar que a frequência é numerosa. Mesmo dos que vivem fora do Brasil.  
Refletindo sobre isso, fui me adaptando. Já não tenho mais a expectativa dos primeiros três anos. A comunicação moderna agora é rápida. Estou vivendo a “geração corre-corre” e faço parte dela. Compreendo melhor o leitor.
Por outro lado, continuo minha jornada de escrevente com entusiasmo!  É muito bom sentir que determinada matéria está pronta para compartilhar com os que têm interesse em frequentar o blog.
 O que era escrito nas madrugadas, agora o faço pelas manhãs, antes de iniciar qualquer outra atividade. É muito gostoso sentir que nesses sete anos fui me redescobrindo. Ao vivenciar o mundo das artes plásticas, posso escrever com mais propriedade sobre o assunto. Ou seja, sobre as pessoas que frequentam esse mundo. Isso é muito gratificante.
Já com bastante experiência, analisei tudo o que escrevi até aqui, minunciosamente.  Percebo novo estilo se consolidando. Há um denominador comum entre uma crônica e outra, um conto e outro.  Se antes ficava um pouco perdida na forma de me expressar, agora começo a dar as primeiras braçadas regulares num mar de possibilidades literárias. Estou pensando num primeiro livro de crônicas, graças ao exercício de postagens no blog. Um livro que posso ilustrar com o aprendizado desses anos, inclusive em desenho e da pintura.
Descobri, sobretudo, que Artes e artes ajudou-me mais do que qualquer outro empreendimento que eu tenha realizado  anteriormente. Este espaço,  portanto , tornou-se sagrado para mim.  Porque melhora a escrita e disciplina meu coração apressado. Além de valorizar ainda mais o encontro com outros artistas, acolhendo-os com carinho na simplicidade desta página cibernética.  Tudo isso é muito bom!
Por tudo isso, sinto-me feliz com o sétimo aniversário de Artes e artes! E compartilho com vocês, leitores queridos,  minha alegria!

 
Maria J Fortuna

15 comentários:

MJFortuna disse...

Celeste Duarte Lisboa, por e-mail:
16:00 (Há 0 minutos)


Parabéns!!!! Deus os abençoe!!! Beijinhosss

MJFortuna disse...


Hortência Lima

Parabéns e que DEUS continue te abençoando !!!!!!Bjs .....

1 minuto



MJFortuna disse...


Beatriz Campos curtiu isso.

Beatriz Campos Maria J Fortuna, Parabéns pelo aniversário de 7 anos!!! Que venham muitos outros, com muito sucesso e o livro de crônicas para coroar a sua caminhada!!!!
Agora mesmo · Curtir

Nicolas disse...

Mariinha, que legal! 7 anos já! Parabéns, que venha mais inspiração com muito sucesso. Beijo carinhoso, Nicolas

mpicavet disse...

Sucessooo! Parabéns! Que venham
mais cronicas irresistiveis e mais leitores! Que vc continue se divertindo com o
que faz! Vida longa para Artes&Artes e muitas realizações pra vc. Beijo

Genina disse...

Parabéns pelo Blog e possa fazer muitos aniversários para você continuar escrevendo e nos esclarecendo com sua sabedoria.
Parabéns e boa sorte sempre, Genina

MJFortuna disse...

Monica Puccinelli, por e-mail:


Feliz aniversario, que isto se repita sempre com muito sucesso e muitas satisfaçoes, suas, nossas e de todos que souberem apreciar
Artes & Artes
um grande abraço Mariinha querida, bjs, monica

MJFortuna disse...

carla Santana Lima
21 de fev (Há 1 dia)

Muito lindo seu texto!! Todos são, não se preocupe com a pressa do mundo tia, as coisas boas são saboreadas devagar...
Bjo!!!

MJFortuna disse...

Lia Medeiros
Parabéns, querida! Siga sempre! Bjs com carinho, Lia ________________________...
20 de fev (Há 2 dias)

Cris Fraga
Parabéns!!! Cristiane Fraga,

MJFortuna disse...

Ida Vieira Luppi, por e-mail:

20 de fev (Há 2 dias)

para mim
Parabéns pelo 7 anos gostei muito de sua descrição do texto ,realmente eu tenho deixado de comentar com as pessoas ; fico pouco na Internet Minhas mãos estão com dificuldades para digitar ,Mas, gosto imensamente de seus textos
Bjs ida

MJFortuna disse...

MARIA DO CÉU
Anexos07:18 (Há 6 horas)

para mim
Maravilha, Mariinha!
Partilho de sua Alegria, e desejo que Artes e Artes permaneça no ar para encanto de seus leitores!
Parabéns pelas coisas bonitas, interessantes, engraçadas, sensíveis que você escreveu. E pelas que há ainda de escrever.
Muita inspiração agora e sempre!

Beijos, Céu.

MJFortuna disse...

Eliana Angélica de Sousa, no Facebook:

Uau Mariinha! De minha parte, nunca pensei que você se aperfeiçoou, porque desde sempre a considero muitíssimo competente nas duas artes. Parabéns por mais este trabalho. De fato a corre corre nos faz demorar um pouco para darmos notícias, mas estamos unidas por nossos corações e vibrações as mais sublimes e divinas, bens sabe disso. Beijo.

MJFortuna disse...

Maira Hess curtiu isso.

Maira Hess Parabéns!!! Já disse: quando eu crescer, quero escrever igual... Não. Não quero igual, porque é belo cada um ter o seu jeito. Quando eu crescer, quero ter a coragem de escrever, igual você! Seu blog é inspiração e esperança. Que venham mais muitos e muitos anos! Parabéns!!!
5 h ·

Fragmentos disse...

Querida Maria!
Com imensa alegria qie passo aqui, mesmo que rapidinho, para agradecer todos estes anos de convívio e aprendizado! Parabéns pelo aniversário de Artes e artes! Parabéns para voce! Muito obrigada por compartilhar conosco suas reflexões, descobertas, ensinamentos! Sete, um número muito sognificativo e simbológico ... Desejo que continues sempre assim, cada dia mais sábia e sensível, com seu lindo poder de doação! Vida longa para Artes e Artes!
Com carinho e admiração, Rosane

MJFortuna disse...

Obrigada a todos vocês, do fundo do meu coração!

Grande abraço

Maria

Quem sou eu

Minha foto
Sou alguem preocupado em crescer.

Arquivo do blog

Páginas

Postagens populares