domingo, 28 de março de 2010

Aracaju formosa...




Maria J Fortuna
Amigos, estou visitando Aracaju - SE faz alguns dias... As pessoas quando viajam costumam enviar mensagens aos amigos. Fui à Europa e visitei 11 países em 1979 e 2008, e nunca tive vontade de escrever sobre meu encantamento com as maravilhas de Paris, Porto, Londres, Roma, Ilhas Gregas, etc... No entanto aqui , nesta linda Capital brasileira, confesso que estou surpresa de como esta perola do nordeste do Brasil cresceu tanto! Falo do crescimento do bom gosto, da prática de limpeza das ruas e monumentos, da cidade linda que está Aracaju! As praias são deslumbrantes! Por aqui e o céu possui um azul impar! As nuvens adquirem mais beleza em suas formas. O calor é grande mas a chuva refresca o ambiente. Não acontece tempestade e chuva dias seguidos, como tem ocorrido no sudeste. Esta nossa irmã molhada, vai e vem rapidamente. Na mesma hora que tudo escurece, daí a pouco clareia, e o céu volta a apresentar seu espetáculo! De dia, as nuvens são iluminadas pelo sol e brincam de formar figuras fantásticas no seu abstracionismo. À noite a geometria das estrelas. Aqui as frutas ainda têm alma! Algumas doces como favo de mel! Encontrei sapoti, que não via há anos... mangaba, seringuela, pitomba, umbu, manga de diversos tipos, etc. Não conheço na natureza nada mais sensual do que fruta! Pode ser porque é sempre produto final do amor da àrvore pela terra. Fui ao mercado e lá, no meio daquele povo simpático, simples e humilde, estes frutos se ofereciam, nas bancas, perfumados e corados em várias tonalidades de rosa, verde, laranja, marrom, bege, etc. Peixes de todo tipo, ainda cheios de frescor, tudo baratinho. No final de cada compra a frase típica do sergipano: - Deus lhe abençôe... Êta povo religioso, ó gente! Esta bênção vinda do povo, balança o coração da gente!
Ah! os pores de sol! O rio ou mar retratam a réstia de luz que mostra o caminho para os pés da beleza! O rosa e verde do céu acasalam-se, e de braços dados mergulham na noite.
Aracaju é uma cidade hoje em dia que tem melhor qualidade de vida do Brasil! É o slogan usado pelos governantes locais. E é mesmo...

Um comentário:

Eliane Accioly disse...

Mariinha,

Oba!!!!!!!!!!
É de dar água na boca!!!!!!
Peguei carona,

beijão,

Eliane

Quem sou eu

Minha foto
Sou alguem preocupado em crescer.

Arquivo do blog

Páginas

Postagens populares