sábado, 29 de janeiro de 2011

O fisioterapeuta



Tia Diná é uma autêntica Sinhá Moça! Aos 97 anos diz que a velhice, finalmente, está chegando... E, por isto, ela tem que se cuidar. Decidiu que a pintura do cabelo, agora seria loiro, que se aproxima do branco e que iria descansar depois do almoço, numa poltrona mais fofinha. Fora isto, gosta de shows no Canecão e é fã de Roberto Carlos, Bruno e Marrone e Alcione. Assiste a todas as novelas da Globo e aprecia programa de fofocas. Foi providenciado, pela família, um fisioterapeuta, para cuidar dela, já que dispensa cuidados médicos. Salvo o cardiologista que controlou sua pressão, depois de uma repentina queda da mesma. Esta se estabilizou e não foi mais preciso frequentar aquele consultório. Para que cardiologista? Gaba-se de que enxerga sem óculos, desconhecendo que colocou lente interna na operação de catarata. E todos os dias passa batom depois do almoço.
Bem, voltando ao assunto, o fisioterapeuta contratado pela família é um homem lindíssimo! Alto, moreno, robusto, com um vozeirão, cheio de charme e, sobretudo, muito atencioso. Antes das sessões de fisioterapia, o perfume ronda a casa! Entra no banheiro e sai na cozinha...Ronda a vizinhança do prédio. A tia, após um bom banho, se aromatiza da cabeça aos pés, para recebê-lo duas vezes por semana.Tal sinal, a gente observa nas adolescentes quando se apaixonam por alguém. Quem pensou que a nossa Menina Moça , de 97 anos, apaixonou-se pelo fisioterapeuta, acertou. Chamando fisioterapia de ginástica, arrumou uma incrível roupa de “Malhação”, novela a que assiste todos os dias, para executar os exercícios.
Na noite que antecede à “ginástica”, ela não dorme. Acorda assustada, de repente, com medo de perder a hora em que o “professor” costuma chegar... Vai pra cozinha bem cedo saborear seu desjejum, toma banho, veste-se a caráter e procede ao ritual do perfume...
Depois que o amado se vai, com aquele porte, aquela voz tão bonita, aquele jeito de passar creme em seus braços e pernas, ela fica com ar de garota sonhadora, até que o tempo sopre, de leve, sua querida lembrança.Claro que só ouvindo um CD romântico do rei Roberto Carlos, que celebra amores extravagantes... para deixar o tempo passar mais rápido até a próxima sessão. E assim, sonhadora, embalando-se na cadeira de vime, pensando nos velhos tempos de mocinha, fica devaneando até a hora do almoço. Isto desde os remotos 93 anos vem acontecendo...
O fisioterapeuta atende também sua irmã de 94 anos, que infelizmente “saiu do ar”, como diz nossa Sinhá Moça, sempre se gabando de que ela está mais em forma do que a irmã caçula.
- Lulu não sabe mais de nada, tá completamente “debilóide” coitada, repete toda vez que visita a irmã, abrindo bem as vogais.
Ocorre que outro dia chegou estapafúrdia notícia de que a irmã fez strip tease, em plena sessão de fisioterapia, para seu príncipe encantado! Foi um Deus nos acuda!
- Meu Deus, que vergonha, que vergonha! Falava tia Diná, ininterruptamente, pela casa, com as mãos na cabeça! Como Lulu teve coragem de fazer isto?
- Mas tia, ela não sabe mais o que faz... Ela está com Alzheimer, ponderava eu.
- Não tem desculpa para uma coisa dessas, ai meu Deus! Repetia desesperada.
Resolveu apurar de perto a inusitada noticia e indagou às acompanhantes de Lulu se ela teve coragem mesmo para fazer aquilo. Na afirmativa do evento ocorrido, ficou mais inconsolável ainda.
- Eu não vou mais poder encará-lo. Na hora da ginástica, eu não vou olhar mais para a cara dele, nunca mais!
- Não fique assim, tia. Ele já esqueceu. E compreenda que ela não sabe o que faz... Falava a neta, tentando acalmá-la. Aí veio a reflexão surpresa para todos nós da família... Tia Diná, sacudindo nervosamente a perna, falou em alto e bom tom:
- Pelo menos se fosse eu, que ainda tenho tudo no lugar, mas Lulu com aqueles peitões caídos...
Tia Diná, nos dias de hoje, está com 100 anos e seis mêses. Continua fazendo "ginástica" com o mesmo fisioterapeuta. O ritual também continua o mesmo. Quem disse que uma mulher para se encantar com um belo mancebo, precisa ser jóvem?


2 comentários:

Silvia Ferreira Lima disse...

Adorei sua história, vou compartilhar no facebook. É demais! E por incrível que pareça, há várias velhinhas assim!!!

Unknown disse...

Amei a crônica, como tenho sessões de fisioterapia diárias atualmente..... avalio que pelo menos esses profissionais têm que ser bem humorados.... Outro dia um velhinha flaou que eles têm que rir muito para nós..... que fazemos muitas caretas de dor...

Quem sou eu

Minha foto
Sou alguem preocupado em crescer.

Arquivo do blog

Páginas

Postagens populares