sábado, 27 de julho de 2013

Antes que a porta se feche


 

Maria J Fortuna


         Antes que se feche a cortina do dia de hoje, darei um tempo.  Tempo de não sentir o bafo das coisas ruins que estão acontecendo no mundo. Hoje me nego a ler, assistir e ouvir jornais.  Tanto da TV, quanto do radio. Nem quero escutar discursos inflamados de pessoas que tentam nos sacodir com palavras insossas, sons vocálicos que fazem barulho e desarmonizam o espirito. Parar um pouco de ouvir os merecidos Impropérios, dirigidos aos bandidos da nação. Hoje não quero ouvir notícias cinza, que desmascaram alguns falaciosos homens e mulheres da nossa política. Nem o discurso farisaico de outros que querem livrar as pessoas dos seus demônios, mas esses dentro deles, fazem morada.
 
 
         Após sentir o silêncio do deserto para recolher-me ao meu próprio centro - Lá, onde sei que há um oásis em que eu possa beber água cristalina e descansar de mim mesma - Tento esquecer verões e invernos, os caminhos tortuosos que busquei, das escolhas erradas, dos tropeços no percurso.  Confio que o sopro de boas esperanças apague as pegadas do passado, para que não ocupem minha memória com ruídos infelizes e, no vazio, abram portas para o invisível do amanhã em seu desconhecido. Nesse dia de disponibilidade para o Amor maior, os bons ventos me trouxeram a imagem e as palavras do novo Papa da Igreja Católica
 Hoje só quero ter boas notícias como aquelas ditas pelo alegre Papa Francisco que chegou ao Rio de Janeiro, nesta tarde.  Isto porque depois de mergulhar em minhas utopias, tudo que eu quero, é ouvir a voz da esperança! A que pode trazer boa e sincera convivência entre os seres do mundo.
           Quero deixar os ouvidos bem abertos para aquele que não traz sua verdade congelada no ventre. E que, em sua lucidez, declara que o importante não é impor credos, possuir o mundo, tão transitório...  Não é ter a ilusão do poder que não reconquista suas próprias virtudes. Sede de poder é o gérmen maldito de todas as guerras!  Quero prestar bem atenção no que esse homem vestido de branco nos diz.  Sei que anuncia o marceneiro Jesus de Nazareth, O que nasceu numa manjedoura e falava que os pássaros têm seus ninhos, as feras suas tocas, mas Ele não tinha onde recostar a cabeça. Não o Cristo do luxuoso Vaticano, nem dos suntuosos Templos construídos por algumas denominações Evangélicas, mas o Pastor que caminhava pelas estradas com suas sandálias empoeiradas, mostrando que o verdadeiro caminho é o que nos leva ao coração e resgata nossa infância perdida.
          Quero ouvir a boa nova do homem de branco, que nos quer ver alegres. E anuncia mais a Ressurreição do que enfoca a tragédia da Paixão,  que  assombrava minhas noites da infância. O que olha bem nos olhos e com sua simplicidade lembra-nos seu xará de Assis.
          Tudo indica que Francisco é aquele por quem esperei há tanto tempo, para ser Pai da Igreja na qual fui batizada. O que reflete e anuncia o Mestre, com Quem aprendi a amar, mesmo de forma imperfeita.  Aquele que diz não existir mãe solteira, mas mãe! O que pede para ler a Teologia da Libertação de Leonardo Boff e não anda de sapatos vermelhos, crucifixo de ouro, mas sim de madeira, trazendo no dedo um anel de prata. O que acolhe pessoas de todas as tradições religiosas. Que na favela rezou o Pai Nosso com os Evangélicos. O que não quis dormir no quarto nobre do Vaticano  que acolheu seus antecessores e se preocupa com as misérias morais, espirituais e materiais dos povos do mundo. E para os pobres quer dedicar seu pontificado.
          Tudo indica também que ele está repetindo a façanha de Francisco de Assis na reconstrução da Igreja.  Não material, mas espiritualmente.

         Hoje, antes que a cortina do dia se feche, quero acolher esta presença, com muito amor no coração.

7 comentários:

MJFortuna disse...


Beatriz Campos via celular

Que lindo amiga!!!!!!!!!!! Adorei!!! Desejo que todos os desejos do nosso Papa Francisco se tornem realidade.....e que o homem aprenda de vez que "o verdadeiro caminho é aquele que leva ao coração". Parabéns por mais essa belíssima crônica. Beijos

há 9 minutos via celular · Curtir

MJFortuna disse...

..





Monica Puccinelli, via Face

Sim amiga, antes q a porta se feche, vamos ouvir com muita atenção, guardar para nossos dias futuros as palavras que de boa vontade, poremos em pratica, cada vez com mais certeza que o exemplo que Papa Francisco nos transmite, é a mensagem de nosso amado mestre Jesus, bjs

há 6 minutos · Curtir

MJFortuna disse...



Norália de Mello Castro, por e-mail:


23:05 (22 horas atrás)

para mim


Amiga, lindo texto. Belíssimo. Lindíssima declaração de amor maior.

Abraços,

Norália

MJFortuna disse...


Greice Macedo

Que sensibilidade! Amém à estas palavras... Cada dia a admiro mais!

há 14 horas · Curtir (desfazer) · 1

MJFortuna disse...


Ana Oertel Rosa Machado, no Facebook:


Que lindo!! Emocionante...As portas estarão mais abertas ao amor,a paz,a confraternização entre os povos

Ontem às 19:13 · Curtir (desfazer) · 1


MJFortuna disse...



Lauzira Guimarães , no Facebook

Muito lindo!!!!

há 2 horas · Curtir (desfazer) · 1

MJFortuna disse...



MARIA DO CÉU, por e-mail:


08:42 (1 hora atrás)


para mim


Obrigada pelo maravilhoso presente que você me trouxe esta manhã.

Ainda enternecida pela doçura de FRANCISCO, nesta semana em que me reconciliei com pedaços de mim mesma.

Que deus abençoe você e a todos nós!


Com carinho meu beijo fraterno.

Cecéu.


Quem sou eu

Minha foto
Sou alguem preocupado em crescer.

Arquivo do blog

Páginas

Postagens populares