sábado, 31 de julho de 2010

Norália de Mello Castro e seus novos lançamentos


Norália nos brinda com duas novas produções: Passos na Eternidade e Apenas Viva. Ambos serão lançados na Bienal Iternacional do Livro de São Paulo, dia 22 de agosto de 13,30 às 16,00. O convite está sendo feito pela REBRA (Rede de Escritoras Brasileiras) e Grupo Editorial Scortecci.
Sinto-me honrada e feliz em prefaciar Passos na Eternidade. Recomendo aos leitores de Artes e artes
PASSOS NA ETERNIDADE / Norália de Mello Castro
Eis o prefácio do livro:

“A imaginação é a visão da alma,” já dizia Joseph Joubert. E como é bem dotada de imaginação, a escritora Norália de Mello Castro! Em cada conto que escreve, a gente sente sua capacidade de metamorfosear a matéria prima dos seus contos – o realismo duro, pungente, impiedoso, em algo carregado de lirismo!Seu conto Elefantismo é bem o exemplo disso. A moça deformada pela doença, que lhe trás desproporções corporais descomunais, sendo vista por ela através da famosa escultura, posta em frente do Banco do Brasil, em Belo Horizonte. Em Regresso à Rue Varenne, 54, enquanto o relógio bate, ela se transporta para aquela rua, em Paris, onde com sua imaginação galopante, relata uma instigante história de amor, ao visitar a casa onde estão as esculturas de Rodin, história esta que enfoca o tempo e o seu inexorável caminhar: “As sutilezas do ontem estão projetadas aqui nessa energia que começou a ser desprendida dos relógios”.Em “As laranjas que voam”, a autora viaja neste mesmo tempo e revive o colégio onde estudou, com riqueza de detalhes, quando de repente surge um fantasma, uma amiga daquela época, que insiste em revê–la. Aí está novamente o elemento surpresa, que nos faz viajar do passado para um presente cheio de indagações. A ludicidade no arremesso das laranjas, torna–se, então, pano de fundo para uma realidade nua e crua. Daí por diante em outros contos e crônicas mais ela se mostra versátil e surpreendente!Gosto de ver como a escritora cria uma sucessão de episódios em que busca, nos seus personagens, a fragilidade e o desafio do ser humano, em suas crises existenciais. São estas figuras que vêm do inconsciente, com caráter verossímil, algumas com dificuldades de expressar-se, que seduzem o leitor. As sutis pinceladas de erotismo enriquecem ainda mais o texto, deixando transparecer a velha ânsia de amar e ser amado neste mundo cheio de frustrações e desafios.Norália, apesar do seu estilo subjetivista, domina a arte de escrever, conseguindo traçar um perfil nítido de seus personagens, não rompendo o compromisso com a clareza. São contos que nos levam à reflexão e, muitas vezes, à evocação de fatos da nossa vida, que foram reproduzidos em seus textos. É muito prazeroso ler estes contos e crônicas, quando sentimos que foram escritos com agudeza de inteligência e muita sensibilidade.
Maria de Jesus Fortuna Lima

Um comentário:

meioambienteabertoleiseabusos.blogspot.com disse...

Atafona é a cidade que eu trabalho e tenho uma casa, onde você ficou é Grussaí, são municípios vizinhos e, fazem parte do São João da Barra, são primeiro e segundo distritos, o SESC é muito bom, em junho tem uma festa maravilhosa, vale apena conferir, um abraço e muito grato.

Quem sou eu

Minha foto
Sou alguem preocupado em crescer.

Arquivo do blog

Páginas

Postagens populares