sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Arrogância


 


                                                                                                          Maria J Fortuna

 

Concordo plenamente que a arrogância deve ter sido o pecado original relatado pela Bíblia.  A partir daí o caos se estabeleceu e o espírito do belo anjo Lúcifer passou a perturbar os que vivem na Terra. A unidade com o Criador foi rompida e continua a fazer vitimas na figura dos ditadores do mundo!  A linha da vida que leva à infinitude se partiu, em vários pedaços, e ficou cheia de pequenos nós, acrescido de cerol - aquele grude de tapioca com vidro esmagado feito para cortar a linha dos papagaios.  Assim acontecem. Aqui e ali, as tentativas de corte aos voos das utopias, ideais e sonhos dos que tem nostalgia da unidade perdida. A arrogância é amiga da intolerância que é amiga do preconceito. Daí as grandes guerras pessoais e coletivas. É o que está ocorrendo no Irã de hoje, por exemplo. E sempre foi e será assim, até que a consciência humana encontre lucidez e respeite a liberdade de viver e agir do outro com sua verdade, pois todos nós estamos em construção.
Desafio é ter que lidar com um chefe, colega ou subalterno arrogante, para os que trabalham em empresas, principalmente.  Na convivência do dia a dia, quando alguém se torna arrogante, empina o nariz e, numa postura de peito de pombo nem sempre visível, acha que pode gritar em alto e bom tom, o que lhe vem à cabeça, às pessoas mais tímidas e retraídas.  Não interessa o que tem a dizer essas pessoas, afinal ele tem sempre razão.
Pisar no pé de um arrogante é coisa muito séria porque, apesar de sua resposta ser sempre previsível, o interlocutor nem sempre esta preparado para segurar o bafo azedo de agressividade que o atinge  como  terremoto e não dá espaço para explicações. Afinal deu, a si mesmo, autoridade para criticar o outro como bem entende, sabe de tudo e nega o que desconhece antes de se inteirar do assunto. Ou seja, nega o que o outro tem como verdade para si, muitas vezes usando ironia para criticá-lo.
               A marca registrada dos grandes Mestres da humanidade tem sido a serenidade.   São tolerantes diante da ignorância humana. Sabem que não sabem e não têm o mínimo interesse de coibir quem quer que seja. Ou impor seus conhecimentos.  Ao contrário do arrogante que não sossega enquanto não “derruba a opinião” alheia no sentido de ter ele sempre razão. E fica pra sempre grávido da sua razão.
Perdi um grande amigo que se dizia meu irmão, por causa do seu estado de arrogância, na ocasião em que nos vimos envolvidos num conflito.    Por duas vezes ele,  de forma prepotente, disparou contra mim palavras pesadas, mal cheirosas, destemperadas que eu não consegui revidar. Apesar de amá-lo muito, não tentei uma reconciliação porque passei a não suportar seus ataques de demiurguice.  Esta é uma forma de  mostrar as outras que são poderosas escondendo dentro de si temor e insegurança. Apesar de que o arrogante  sabe perfeitamente onde ele pode exercer o seu “poder” e ficar cada vez mais sozinho.... É uma situação intolerável!

3 comentários:

MJFortuna disse...

Beatriz Campos, por email


Parabéns querida, adorei sua crônica.
O duro é saber que estamos cercados por pessoas assim, porque a convivência é muito difícil.
Mas a indiferença é o melhor remédio que podemos usar, e que o arrogante, certamente, não suporta tomar!!!!
Beijos, Beatriz


MJFortuna disse...

Isso não quer dizer que em aguns momentos não somos arrogantes.

MJFortuna disse...

Zulêde Mesquita Feitosa, por email:


É com grande prazer que compartilho a resposta de uma amiga sobre a crônica "Arrogância". Ela escreveu: Sensacional!! O início , então, maravilhoso!

Existem mil modos de sermos arrogantes, alguns até bem sutis. Que possamos não sê-lo de modo nenhum. Respeitemos e poupemos aos outros dessa

nossa agressão desmedida e sem noção. E nos afastemos desse tipo de barulho, pois não temos que ser a latrina alheia, tanto quanto os outros não têm que ser a nossa.



Quem sou eu

Minha foto
Sou alguem preocupado em crescer.

Arquivo do blog

Páginas

Postagens populares